Pages

25 de novembro de 2012

Dia 149, 150 e 151

Gente, boa noite a todos!

Uns dias sem postagem, mas não sem notícias de tudo, não é? Deixo lá nos recadinhos que tá tudo bem... É que às vezes não dá mesmo para escrever. Espero que vcs entendam.

Bem, vamos às notícias.

Ricardinho continua no processo de alta. Ele está no terceiro andar, num setor próximo à Oncologia Pediátrica, onde a equipe do dr. Lauro trabalha. Por causa dessa proximidade física, as visitas agora são constantes. Isso é muito bom porque nos deixa a todos mais seguros com relação à saída dele do hospital. Dúvidas são esclarecidas a toda hora.

Dos resultados dos exames desses últimos dias, um nos deu preocupação extra nessa sexta-feira. Eis:
                        
                              Quinta       Sexta      Sábado
Leucócitos              1800         1700          2200
Hemoglobina             6.9            6.3            8.2
Plaquetas              19000         5000       22000 

Essas plaquetas em 5000 ontem nos afligiu bastante, pois o risco de sangramento era muito grande. Por causa dessa baixa surgiram umas manchinhas na boca e língua e também na pele, chamadas petéquias. Também teve um pouco de sangramento na urina, ou hematúria. São denominações novas, específicas da área médica, mas que somos obrigados a aprender, mesmo que como leigos, pois entender um pouco nos ajuda a lidar melhor com tudo.

Felizmente ele recebeu plaquetas duas vezes nessa sexta-feira e duas hoje, sábado. E graças a Deus está recuperando esses valores. Deve receber amanhã, domingo, também. E assim esperamos que receba até normalizar tudo. 

É interessante que, mesmo com essa taxa tão baixa, ele não tem sintoma tipo fraqueza ou mal estar. 

Em compensação, as outras duas taxas referentes ao transplante em si, leucócitos e hemoglobina, estão 'trabalhando' por si só, subindo, sem a ajuda de remédios. Essa produção pode significar que a medula nova deve estar cumprindo sua função, entre outras, de produzir esses componentes. Dr. Lauro está exultante! 

A creatinina (que indica o funcionamento dos rins), que estava um pouco alta já está baixando e chegando aos valores normais. 

Dr. Cervantes, nutrólogo, disse que a NPT (nutrição parenteral), junto com uma série de outros fatores, podem ter provocado essa alta na cretinina. Mas que não há motivo para maiores preocupações. E que a tendência é normalizar totalmente após a suspensão dessa alimentação. Com relação à retirada dessa NPT, ele disse que pode fazer isso até um dia antes da alta, sem problemas.

Por sinal esse fim de semana Rica inovou: pediu pizza. E comeu relativamente bem! Também comeu brigadeiro. Dani arrasa nesses bombons!!!

Fofoquinha básica: Dani acabou de me ligar do hospital. Como foi comida suficiente para os dois, ela disse que falou pra Ricardinho: "sua tia mandou pizza pra mim também. Vamos jantar a luz de velas?" E comeram juntinhos, ele sentado na cama e ela em pé ao lado dele... Ainnn!!!... Achei tão lindo!!!... Depois foram assistir tv e fizeram de conta que estavam no cinema, com certeza vendo um lindo filme, um romance açucarado desses que nós, mulheres, adoramos!!! rsrs. Aí eu sugeri pra eles terminarem a noite vendo a lua, que por sinal tá   M A R A V I L H O S A   lá no céu, tomando uma bela taça de vinho e namorando muuuuuito!!!... Sem exageros, viu crianças!!!... kkkk. Ai, o amor é lindo!!! Deus abençoe vcs, meus queridos!

Bom, vamos deixar a vida dos dois só pra eles, não é mesmo? É que uma fofoquinha do bem não faz mal a ninguém, rsrs.

Tem uma coisa que vou falar pra vcs, é meio difícil de conseguir, mas vamos lá! Nada pra gente é fácil mesmo...
Ricardinho tem precisado tomar sangue e, principalmente, plaquetas desde o transplante. Isso é meio normal nesses casos.

Suerda Medeiros, minha irmã radialista e diretora da Rádio Caicó, fez contato há uns meses atrás com a Rádio Gaúcha (do sistema Globo de Comunicação) e conseguiu que eles fizessem uma campanha pedindo doadores no Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Essa campanha fez muito sucesso, foi bastante divulgada na época.

Dani deu entrevista nessa rádio contando a história toda deles, de Ricardinho ...

Lourdes uma vez pegou um táxi e, na conversa, o  taxista perguntou de onde ela era (por causa do sotaque todo mundo sempre pergunta, rs). Quando ela disse que era de Natal e tava com um filho internado naquele hospital, ele se virou pra ele e falou: "mas a senhora não é a mãe de Ricardo não!?!?..." E ela mais admirada ainda disse: "como é que o senhor sabe o nome do meu filho???" E ele respondeu que naquele dia, durante todo o dia, a história de Ricardinho estava saindo direto na Rádio Gaúcha e que já tinha ouvido várias vezes...

Incrível, não é gente? O poder da comunicação é enorme!  

Muita gente fez doação de sangue e plaquetas em nome de Ricardinho.  

Durante todos esses cinco meses internado, ele sempre teve doadores, anjos, que o ajudaram bastante nessa jornada.

Exemplo disso é Ângelo, um doador muito especial que, inclusive, visitou Ricardinho. Veja postagem do Dia 87 (21.09.2012). Lá tem foto deles, comentário de Ângelo... 

Naquela ocasião agradeci, junto com tanta gente, a ele por tanta generosidade! E agradeço mais uma vez e sempre por ele ajudar a salvar nosso Rica! A ele e a todos os que nem imaginamos quem sejam, nossa eterna gratidão...

Ajudar a salvar vidas é o maior dos atos generosos, solidários e humanos que pode existir!   

Agora ele está precisando de doadores novamente. Se alguém souber de alguém, conhecer alguém, puder indicar alguém que possa doar sangue e/ou plaquetas, por favor, faça isso! 

Sei que Porto Alegre é muito longe do nosso ninho, da nossa terrinha... Sei também que a maioria dos leitores desse blog está "lá em nós", rsrs , ou praquelas bandas... 

Mas se você conhecer alguém por aqui, faça esse pedido a esse alguém... Como já falei aqui, Deus espalha seus anjos por todos os lugares...

A doação poderá ser feita no Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na rua São Manoel, 543 - 2° andar, das 8h às 17h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h30 (sábado). Fones: (51) 3359-8504 e 3359-8505. Em nome de Ricardo Vinicius Linhares Medeiros de Sá (LINDO ele ter acrescentado no nome de Dani ao dele quando casaram no civil!!!...).

Já agradeço antecipadamente a quem ajudar, um doador que seja já fará diferença, ajudará bastante!!!

A gente pede tanto aqui...:

Pede orações.
Que vocês deixem comentários.
Que não soltem nossas mãos.
Pede forças. 
Pede o ombro pra recostar nossa cabeça.
Que compartilhem nossas lágrimas conosco.
Pede que peça a Deus por Ricardinho.
Pede colo pra chorar uma saudade que dói.
Pede plaqueta, sangue...

Mas também a gente tenta compartilhar:

Nossas alegrias.
Cada pequena/grande vitória de Cadim.
Os resultados nos procedimento cirúrgicos madrugada afora (esses já foram!).
Nosso choro de saudade doída no colo de vocês.
Os pulos de alegria com a retirada de sondas, catéteres, drenos e afins.
Nossas lágrimas de emoção porque Rica fez xixi.
O riso chorado de vê-lo dar os primeiros passos depois de meses de cama.
As lágrimas ridas (?) quando tomou banho no banheiro, depois de meses de cama.

Tentamos compartilhar  tudo com vocês.

Já penso como será a alta aqui, daqui há uns dias...
Já penso na comoção da chegada em Natal, daqui há uns meses...

E agradecer a Deus é muito pouco, é quase nada por tudo e tanto que Ele nos dá...

"Obrigada Deus!" pode ser muito pequeno, mas nós sabemos o que significa e a dimensão desse agradecimento...

Nós: vocês aí e nós aqui sabemos...

Escrevi tudo isso ouvindo Freddie Mercury... 
Gênio que nos deixou um legado musical fantástico!
God Save The Queen!!! rsrs.

Beijo. 
Boa noite. 
A saudade hoje vai me maltratar muito ainda...
Estamos todos doídos dela!!!


COME, SE MEXE E LEVANTA, RICARDIM...
QUEREMOS CHURRASCO!!!




12 comentários:

  1. É verdade tia Suzana, obrigada Deus é pouco, muito pouco pra grandiosidade desse milagre... Bom saber das boas notícias, e pode deixar q quanto mais vcs pedirem mais a gente vai ajudar... Seja com oração ou plaqueta... Bjo a todos
    VAmbora Ricardinho!!!!! COME E SE MEXE!

    ResponderExcluir
  2. Suzana, minha amiga querida,aguardamos ansiosos sua postagem, mas não se preocupe, nossa ansiedade era maior quando as notícias ainda não eram tão boas. Agora, já nos é suficiente quando você deixa um recadinho dizendo que está tudo bem. Claro que isso só serve para apaziguar a ansiedade, não vá passar uma semana sem seu texto maravilhoso. Quanto às tais plaquetas, vou tentar contato com a única pessoa que conhecço daí. Sobre os números fiquei com uma dúvida. Se Rica não tem sintomas muito aparentes quando elas baixam, vocês só sabem dos níveis pelos exames, certo? como é que em casa vocês vão acompanhar isso? Tem como fazer exames todos os dias? Sei que os médicos orientarão sobre isso, eles já falaram como será?

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, Ricardo esta melhorando a cada dia, não vejo a hora dele receber alta, pois sei o quanto ela é importante para todos nos. Admiro muito o amor e o carinho que DANI tem por Ricardo, e a força que Lourdes, Bastinho e Sergio têm, vocês são uns GUERREIROS.

    Fé em Deus que tudo vai da certo.

    Estamos todos rezando, Abraço em todos, Beijos.

    ResponderExcluir
  4. PAULO MORAIS E FAMÍLIA25 de novembro de 2012 10:55

    A todos, nosso abraço de fé e esperança e que DEUS abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal. Sei que a luta é grande, mas com fé em Deus já estamos perto da grande vitória!! Adorei o jantar romântico de Dani e Rica, eles estavam precisando renovar a chama desse amor tão intenso! Parabéns, Suzana por compartilhar com a gente até esses momentos! Eles alimentam a nossa alma! =) Espero que surjam muitos doadores de sangue para Rica, como da outra vez! Deus está no comando e ele não nos deixará na mão! Já está perto de tudo isso virar uma lembrança na memória de todos nós! Ontem eu já comentava com Izany (todos estavamos reunidos lá em Sérgio) de como vai ser o filho de Dani e Rica! kkkk De como ele vai ser paparicado, mimado, amado e muito danado feito o pai!!! kkkk Ah! Esqueci de dizer LINDO!!! rssrsrs

    Gente, um abraço bem apertado para todos vocês! Essa luta já está perto do fim! Força para todos!!! Amo vocês! bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal faz tempo que não deixo meu recadinho aqui, mas estou sempre acompanhado cada postagem e é muito saber que Ricardo esta evoluindo cada vez mais. Suzana muito boa suas postagem e você como todos estão tendo um papel muito importante nessa recuperação de Ricardo. Admiro muito toda essa família são uns guerreiros. Um abraço a todos.
    Vamos Ricardo falta pouco, fiquem com Deus. Paloma Batista(Caicó-RN) :)

    ResponderExcluir
  7. Suzana, amigaris, se preocupe não quando n puder escrever tudo tim tim por tim tim nos mínimos detalhes rs. Nos pequenos recadinhos vc também dá super conta do recado em sossegar nossa ansiedade. Graças a Deus, em sua infinita bondade, ansiedade cada vez menor, diante deste novo tempo, de vitórias e tranquilidade. Lembrei de um amigo em comum, gaúcho, mas que tá aqui, vou fazer contato com a amiga do amigo rs, pra chegarmos no gaúcho. Agora leitores me permitam um comentário marisa, de mulher para mulher, como se estivéssemos azamiga tomando uma no Monkeys Bar (Bar do Macaco, onde tem a cerveja mais gelada lá de Caicó e onde os garçons sabem todas as preferências etílicas e gastronômicas de Suzy: Amiga, vc assistiu a corrida de fórmula um hoje? Fazia tempo q não via uma e corri pra assistir depois de comentários de outrazamiga sobre Felipe Alonso. tive que fazer busca no google imagem, já que os macacões dos pilotos escondem sua beleza. Menina, virei fã de Felipe "de infância" kk. E agora pra fechar outro comentário estritamente feminino que dirámos lá no Monkeys: por que ao invés de ser piloto, esse minino num vai fazer natação? kk. Pessoal, desculpe a quebra de protocolo, mas foi só um parêntesies, porque a saudade da Galega (é a mãe) tá grandee. bjsss. LEVANTA RICARDIM, QUEREMOS CHURRASCO PRA ONTEM, ANTONTEM E TRESNONTONTEM. (traduzam please pros tchê) rs. bjs, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma solicitação no facebook de um conhecido do RS, sobre a campanha de doações, pedindo que o mesmo faça uma pequena divulgação no próprio face, esperemos que dê resultados.

    ResponderExcluir
  9. olá Ricardo,
    óh, tô sempre por aqui e de olho viu. Gente, não há nada do que agradecer e digo mais, eu tenho certeza que você está melhorando porque nas últimas semanas o pessoal não pediu doação de plaquetas pra você, ou seja, tá ficando bom meu amigo. Mas estou na área, precisando de algo é só avisar. Um abração pra este casal muito legal que eu conheci e continuo sempre com as orações pela tua melhora.
    Abraço,
    Ângelo

    ResponderExcluir
  10. Tô com uma saudade danada dessa minha tia costureira- escritora, mas sua presença em POA foi de extrema importancia. Beijo em todos. Ahhhhhhh estamos em Sumé-PB, Gusa e eu. Bjããão

    ResponderExcluir
  11. Esse blog ta melhor de ler do que muito de livro de autores consagrados... Primeiro com Dani, agora Suzana e em breve o guaxininho... se não soubéssemos que é tão cansativo, iriamos exigir que você escrevesse duas vezes ao dia Suzana...kkk

    SAUDADE DE TODOS...

    ResponderExcluir
  12. Vim só marcar a presença, cheguei meio atrasada,rs. Bjs, Déa

    ResponderExcluir