Pages

17 de novembro de 2012

Dia 142 e 143

Oi, gente.

Boa noite a todos.

Notícias quentinhas saindo do forno! rs.

Nesse feriado tudo correu normal.

Quando falar aqui em ontem, me refiro a quinta; e em hoje, a sexta-feira. Escrevo como se fosse sexta à noite, rs. 

Uma coisa que preciso esclarecer: o fato de Ricardinho está muito bem, se recuperando a ponto de tá com alta mais ou menos definida para daqui a duas semanas não quer dizer que não apareçam pequenas intercorrências. 

Por exemplo: a uns dias ele vem sentindo um enjoo  que não se sabe bem porque. A taxa de creatinina (que indica o bom funcionamento dos rins) está um pouco elevada. Hoje apareceu uma febrinha sem motivo aparente. Ele tá com o nariz todo 'entupido', sintoma de uma rinite. 

São variações que, se aparentemente sem grande importância diante de um caso tão complexo, justamente por causa dessa complexidade, tem que se buscar imediatamente suas soluções.

Com relação à creatinina (normal em torno de 1) ela subiu em casas decimais até chegar a 2. Hoje começou a baixar, está em 1,94. Rica tem tomado várias transfusões de sangue, é normal após um transplante de medula. Isso faz a ferritina aumentar bastante, uma vez que o organismo não absorve nem elimina normalmente, por si só, o ferro que esse sangue recebido traz e vai tendo um efeito cumulativo. Já falei isso aqui, lembram? Hoje existe um remédio, o único que pode ser administrado via oral, para eliminar esse excesso de ferro. O nome comercial desse remédio é Exjade e o princípio ativo é Deferasirox (nomim difícil! Fora que é caaaro!... Mas algum anjo fez uma doação desse remédio ao hospital). Um dos possíveis efeitos colaterais dessa medicação pode ser afetar os rins. Dra. Adriana (hematologista) já fez um ajuste, diminuindo a dosagem do mesmo.

A causa do enjoo ainda não foi detectada exatamente. Dr. Cervantes (nutrólogo) descartou uma possível desidratação que poderia causar, entre outras coisas, enjoos.

Por causa da febre (37,5 a 38 graus) Dr. Lauro requisitou exames extras de sangue, urina e raio x dos pulmões e seios da face. Estamos aguardando os resultados de tais exames. Mas a febre já passou, só durou umas horinhas. E esse raio x ainda poderá dar alguma luz sobre essa rinite, se ela não está provocando algum dano que não no nariz.
Com relação à rinite, o comentário da médica: 'seja bem vindo ao Rio Grande do Sul!', rsrs. Parece que aqui o clima favorece isso. Nessa época do ano a umidade relativa do ar fica mais baixa e a temperatura aumenta. Essa associação não faz muito bem às vias aéreas. Mas ela falou que o mais provável é tempo demais exposto ao ar condicionado. São cinco meses ininterruptos de internação... Mas isso também já está sendo tratado.

Exames diários:
Leucócitos - (1370 quinta e 2000 sexta).
Plaquetas - (39 quinta e 26 sexta).
Hemoglobina - (9,1 quinta e 8,3 sexta).

Na sexta ele recebeu plaquetas.
Na quinta-feira ele almoçou muito bem. Mandei um feijão bem gostosinho (estou me revelando uma gourmet... rsrs. Aliás, Rica está dando oportunidade de eu me descobrir em vários aspectos, hehehe) que ele adorou! Depois de um tempinho pediu comida novamente. Ainda bem que estava dentro do prazo de uma hora, tempo em que a comida, depois de pronta, pode ser ingerida por ele, depois desse tempo não pode. Aí ele comeu todo o restante da paçoca... Fiquei tão feliz... 

Hoje quando ele foi sair do quarto para fazer o raio x dispensou um pouco o trabalho dos técnicos. Disse que podia passar sozinho da cama para a maca que o levaria. E assim fez. Rolou um pouco de foi! Também quando saiu da maca do bloco cirúrgico (vou explicar esse procedimento adiante) para a que o levaria de volta ao quarto, fez sua parte e se esforçou bem para passar de uma para a outra. Também no banho, Dani disse que ele ajudou bastante.  Ela ia passando o sabonete, lavando, e ele ia passando o chuveirinho pelo corpo, com a mão dele! Falo desses detalhes porque, apesar disso, de serem detalhes, são muito importantes e significativos! Valorizo coisinhas aparentemente pequenas porque vi Ricardo quase inerte num leito de hospital, sem ter condição de fazer quase nada, a não ser respirar... E olhe que não peguei aqui o 'tempo brabo', o auge do sofrimento e gravidade do quadro geral. Então faço questão de dividir com vcs essas pequenas/enormes conquistas!!! Elas são de grande importância pra todos nós, principalmente pra ele!!! É Ricardinho voltando pra normalidade da vida, com tudo que isso possa ter de simples e rotineiro...

Hoje à noite ele passou por um procedimento, teve que subir pro bloco cirúrgico. Não foi urgência, tava agendado desde terça-feira. Por causa do uso prolongado da sonda (foram meses!...), o pênis ficou muito maltratado, 'avariado', rsrs. Aí a urologia decidiu que o melhor seria cauterizar uns 'caroçinhos' que ainda tinha e retirar um excesso de pele, tipo fimose, para evitar futuros problemas. Foi feito com anestesia local e aplicado um derivado de morfina na veia. Foi tudo bem. Ele saiu de lá acordado, conversando conosco. Eu fui pro hospital pra dar uma força a Dani. Apesar de simples, ir ao centro cirúrgico é ir ao centro cirúrgico! rs. E, por ser simples dessa vez, sugerimos que não havia necessidade de Lourdes ir prá lá. É que existe um tipo de acordo tácito: quando Rica precisa ir para alguma cirurgia, todas no reunimos e aguardamos juntas, na sala de espera do bloco cirúrgico, a saída e o resultado. Lá rola uma certa ansiedade, não é Serginho e Nena? Vcs pegaram um pedreira e tanto...
Então ficamos, eu e Dani, lá e deixamos Lourdes em casa com Bastinho. Eles também precisam de alguns momentos sós, casal. Será que rolou um namoro? Tomara!!! kkk. Mas vamos deixar a fofoca de lado e a intimidade dos dois só pra eles, viu seus curiosos... kkk    

Foi bem tranquilo esse procedimento. Dr. Renato disse que ele tava sereno, que foi uma intervenção bem simples... e foi tudo bem. Às  11h da noite eu já estava em casa.

Esse médico é assim: conversa com os familiares antes de entrar e depois de sair da sala de cirurgia. Pelo menos com a gente é assim!

E conversar com ele dessa vez me fez ver muitas coisas. Ele disse que não há explicação lógica para o caso de Rica. Que, quando fez a aplicação, a muitos dias atras, quase não cabia na bexiga 100ml de formol. Que 'quase arrebenta' para caber esse volume. E que esse formol iria ajudar a sarar. Mas também provocaria um enrijecimento nas paredes da bexiga causado por uma necrose dos tecidos. Portanto, a tendência era de não caber mais que 90, 100ml de xixi. E agora ele tá fazendo até 370ml!!! Sentido vontade, controlando até colocar o papagaio... Ele disse que Ricardinho tá muito chic!!! hehehe. 370ml de xixi de uma só vez não é pra qualquer um na situação dele... rs.

Mas o que me chamou a atenção em dr. Renato 
foi mais do que as palavras dele... Foi nas entrelinhas que vi ele demonstrar toda a satisfação de ver Ricardo se superar. Foi nos gestos que ele disse o quanto estava surpreso com a evolução de tudo. E foi nos sorrisos que apareciam durante a conversa que ele deixou transparecer a felicidade pela cura (quase total) de Ricardinho... 

Não acho que vi demais. Quando alguém se comunica com outra pessoa demonstra muito com seu gestual, diz coisas que não oralmente. Tenho certeza que, nessa conversa, dr. Renato disse tudo isso que falei aí acima.

E assim, com minhas 'visões', rsrs, me despeço de vcs. 

Ia postar ontem à noite. Ainda comecei a escrever. Mas, toda vez que fico no hospital uma horinhas, chego tão sem energia, tão sem coragem... Não sei porque, mas já percebi isso. Não consigo fazer nada quando volto de lá, venho com um sono tão grande que capoto e durmo profundamente... Sempre é assim...

Parabéns pra Lourdes e Dani que suportam, a cinco meses, sem folga, 24 horas de hospital por 24 em casa. Sinceramente? Não sei como elas aguentam... Coisas inexplicáveis de Deus!!! Não entendemos, mas aceitamos e agradecemos...

Ah! fico devendo a foto de Dani, toda paramentada, fazendo a sobremesa de Ricardinho. A máquina tá ali, mas não vou nem tentar!!! rsrs. Como já sabem, sou péssima nessas tecnologias, hehehe. Também não se pode ser boa em tudo, né? kkkkk. Modéstia, por onde andas???!!! kkkk.

Brincadeirinha, viu gente???

Beijo grande a todos... 

Fiquem com Deus!



COME, SE MEXE E LEVANTA, RICARDINHO!!!

QUEREMOS CHURRASCO!!!

9 comentários:

  1. Eita, agora que vi que a fonte tá diferente!...
    rsrsrs
    Tem nada não, né?
    Desculpem...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia guerreiros!!!(Ouvi falar que Bial fala assim no BBB,rs).
    Na nossa reunião "pré-churrasco" estávamos comentando sobre a mudança do quadro clínico de Ricardinho (graças à Deus que pra melhor) e falávamos sobre esses pequenos percalços que ainda podiam aparecer,mas que com a ajuda de Deus, serão vencidos, assim como outros mais difíceis já o foram. Um graaaaaaaaande abraço e fiquem com Deus.
    Déa e família.

    Come, se mexe e levanta, Ricardinho!!! Queremos Churrasco!!!

    Deus ajuda a quem cedo madruga!(É pra vocês viu meninas? rs)

    Ps:Gostaram da fotinha? A cada click, Aninha fazia um símbolo diferente nas nossas cabeças, pensem numa menina astuciosa, kkk,.

    ResponderExcluir
  3. Olá gente ontem foi mais um dia de Ricardinho ir para a sala de cirugia, é mesmo como Suzana falou quando os medicos falam nesta palavra (Sala de cirugia) todos nos principalmente quem estar presente se reune vão todos para o hospital, porque a adrenalina os suspences sobem muito, eu cho que se existir aparelho para medir estes sentimentos que agente sente nesta hora acridito que todos tinham que ficar hospitalizados tambem, mas a Fé em Deus é tão grande e a força de vontade de ver Ricardinho curado agente supera toda esta batalha tão dificil como todos nos sabemos, mas ja estar chegando o FINAL FELIZ se Deus quizer, que é a cura de Ricardinho. olha gente se Ricardinho é um HEROI, LOURDES e DANI são as heroinas, não esquecendo de BASTINHO tambem que é outro HEROI, e Suzana é mais um suporte para os HEROIS e as HEROINAS. Termino deixando um grande Abraço bem grande para todos, e que DEUS continue ILUMINANDO todos voces. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eita, acabei d mandar uma feijoada preta pra Ricardinho almoçar! Escolha dele, viu?
    Sábado é dia de feijoada... rsrs.
    Torcendo pra que ele coma, meu Deus!!!
    Com vontade ele tá, viu?!

    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Uiii... Ontem falei com Tio e com Tia antes da cirurgia. Quer dizer que os "veim" tiraram uma folguinha pra ficar a sós em casa? humm... kkkk Até parece que que dá para fazer alguma coisa com Rica na sala de cirurgia, ein Tio? kkkkk Mas eu gostei muito do astral deles dois, estavam tranquilos e confiantes! É assim que tem que ser! =)
    Eiii depois quero saber se Rica comeu da feijoada preta, ein Rica???? Essa é das fortes!!! Essa vai levantar TUDO!!! kkkk

    Gente, desejo muita paciência, perseverança e força para esses dias de recuperação! Logo Rica terá alta e vai para casa! Saudades!!!!!!!! AMo muiiiiitoooo vocês!!!


    ResponderExcluir
  6. Suzana, os detalhes são bons por duas razões: 1. acompanhamos tudo direitinho 2. os capítulos demoram mais, a gente fica mais tempo em contato, sei lá. É claro que não tinha como tudo ficar 100% de uma hora pra outra, né. O importante é que as batalhas mais difíceis foram vencidas. Acho que é como num final de uma guerra. Após vencê-la vem o tempo de cuidar dos feridos e depois a reconstrução. Continuemos rezando para esta etapa.

    Levanta e se mexe Ricardo, queremos churrasco!

    ResponderExcluir
  7. Suzana,tive uma idéia!
    Vamos publicar um livro com esse blog!
    Autoras:voce e Dani.

    Amo vocês e posso sentir o cheirinho de Ricardinho daqui.

    ResponderExcluir
  8. Suzana está se revelando excelente escritora. Parabéns. Estamos felizes com as notícias. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Passando para mandar um super beijo a todos vcs e louca de vontade de marcar a passagem p churrasco.

    beijos nossos,

    Dani, Dri e Gigi

    ResponderExcluir