Pages

8 de novembro de 2012

Dia 134


Olá gente! Bom dia a todos! 
Suzana mais uma vez.

Vamos às notícias! 
Sempre boas e melhorando, graças a Deus!!!

O nutrólogo (juro que amanhã confirmo o nome dele! Dani acha que é dr. Cervantes, eu acho que é dr. Luís Fernando. Vamos acabar com essa 'briga', rs)  fez uma visita ontem. Falou que tava bem feliz porque a taxa de triglicerídeos havia caído bastante. 
Esclareço pra vocês: essa  taxa tava bem alterada, algo acima de 900mg/dl. quando o normal é 150. Ele retirou da alimentação parenteral os lipídios (uma bolsinha extra equivalente a um prato de 'arroz, feijão, verduras e carne').  E esse valor caiu, em 10 ou 12 dias, para 400 e pouco. Foi (está sendo) muito bom, segundo avaliação do médico. Essa alteração, caso não controlada, pode provocar danos ao pâncreas e ao fígado. Associado à retirada dos lipídios, está sendo ministrado um remédio para ajudar nessa tarefa. E tá dando certo, não é mesmo? Se continuar baixando bem assim, ele pode começar, em breve, a colocar uma 'lasquinha' de lipídios para Rica. Tudo muito bem controlado. Tudo certo.

Dr. Lauro também passou ontem no quarto. Falou que Ricardinho tem, hoje, três coisas para serem definitivamente solucionadas: a alimentação, a bexiga e as taxas (leucócitos, hemoglobina e plaquetas). Disso depende a alta...

A alimentação, exatamente como está agora, não permite a alta, uma vez que a parenteral não pode ser feita em casa. Mas, se começar a ingerir um pouquinho mais de comida nas refeições e lanchinhos, ele pode associar uma ajuda: a sonda. Essa sim, pode ser feita em casa, e junto com a comida normal, mantém a nutrição em dia. Amanhã explico como funciona essa sonda, prometo. Só sei que é um tubinho que coloca pelo nariz e vai até o estômago, levando a comida líquida. Bom, essa parte da alimentação pode ser resolvida, tem sua solução.

A bexiga. Ah, bexiga!!! rs. Ontem, quinta-feira, ele não sentiu nenhuma dor nesse aspecto... Em alguns momentos a bolsa da sonda estava clarinha, amarelinha!!!... Daquele jeito que se fotografa para acreditar que não é mentira... rs. Nossa! Nessas horas todos que entram no quarto (técnicas em enfermagem, médicos, enfermeiras, copeiras... todos! rsrs) querem ver, elogiam, fazem festa! Eu disse ontem a Ricardinho que nunca vi um xixi ser reverenciado, tãããão reverenciado!!! rsrs. Vamos fazer a dança do xixi, kkk. Noutros momentos um pouco alaranjado, ou rosado. Sinal que ainda cai um pouquinho de sangue... Nessa horas a gente torce e reza para ele voltar a ficar clarinho... De manhã a dra. Katiúscia (residente) falou que é preciso ter calma, 'ir devagar', esperar um pouco, avaliar melhor, essas coisas... À noite, dr. Renato (o chefe da equipe, experiente, conceituado) falou que hoje, sim, HOJE,  vai retirar a sonda!!! Ai, que aflição sentimos... Disse que precisa saber como tudo isso vai funcionar, tem que avaliar sem essa sonda... Acho que a gente fica um pouco inseguro, sei lá... Essa bexiga já deu tanto, tanto trabalho que, tipo assim: 'não acredito que agora vai! Que vai dar tudo certo!...' Mas Deus é pai, é misericordioso e não há de desamparar Ricardinho. Como sempre, Ele está no comando... Mas que dá um medinho, ah, isso dá!!! Bem, solução pra essa parte, alta para Rica!

As taxas... Primeiro como foi ontem: 
Leucócitos    1460
Plaquetas          26 
Hemoglobina   7,6
Não se sabe porque, essas taxas não se estabilizam. Dr. Lauro falou que, num transplante como o de medula, o organismo sofre muito, passa por muitas transformações, luta bastante para continuar trabalhando perfeitamente mesmo com uma mudança tão brusca! Alguns ajustes levam um tempo para acontecerem, os bons resultados podem demorar um pouco em alguns pacientes. E, como disse nossa grande amiga Dani Fonseca, de São Paulo, 

...tenho uma sensação de que se for fácil não é da família "Bastinho & Lourdinha", Ô turma que gosta de quebrar tudo e finalizar em grande estilo, com muita emoção é claro uma big festança...dessa vez o CHURRASCO DO RICARDINHO.

É isso, as dificuldades fazem parte da vida de todos. Da nossa família fazem MUUUUUITA parte!!! 

Mas isso também - essas taxas - pode ser controlado mesmo ele estando em casa. Tal controle pode ser da seguinte forma: em dias alternados, algumas vezes por semana, ele pode ir ao hospital para exames, ministrar alguma medicação que só possa ser feita internado, tomar sangue, ou plaquetas... Esses e/ou outros procedimentos. Ela pode passar algumas horas de uns três dias por semana ainda tendo que ir no hospital. Depois, volta pra casa. Essa é uma solução que está sendo bem cogitada. Ainda bem.

Ontem Ricardinho expressou novamente a saudade que está sentindo. Chorou bastante, disse que não vê a hora de voltar pra vida dele, que queria ver a família, os amigos... Que tá com muita saudade de casa, do trabalho... Saudade realmente é uma coisa que chega a doer e, pra essa dor, o analgésico é um abraço apertado, a companhia, a presença, o 'objeto' da saudade por perto... Mas, apesar de tudo, vejo isso como um bom sinal. Pior seria se ele não sentisse nada, ficasse indiferente... Minha 'teoria': como ele está bem melhor, o corpo se recuperando, a saúde se restabelecendo, 'sobra' energia para outras coisas que não seja só a doença. Quando se está no limite do suportável, como ele esteve, não há espaço pra nada, a não ser lutar, lutar e lutar pra ficar bom! Minha 'teoria' não é tão absurda assim, certo? Mas, já já ele mata parte dessa saudade: Serginho, Izayne, Gabi e Júnior já compraram passagens, vêm em dezembro. Das pessoas que ele ama, essas foram escolhidas a dedo para esse momento... Aguente mais um pouco, Rica, sua saudade está com os dias contados...


O fato é que Ricardinho continua melhorando, que sua alta está sendo trabalhada, que isso é só uma questão de tempo!!! 

Ele está tão bem que ontem à noite Bastinho foi ficar com ele. E nós, mulheres, saímos... É isso mesmo: fomos jantar fora! rs. Recebemos um convite de Carmem Cândida (irmã de Marlene, esposa de Kleiton, das visitas e preces dominicais, lembram?) e fomos muito bem recebidas... Nossa!!! Que pessoas ótimas, disponíveis, agradáveis, bem-humoradas. Conhecemos Gabriel, filho dela, de Carmen Cândida. Um rapaz lindo não só por pela beleza dos olhos azuis (Dani jura que são verdes! rs), mas pelo que desempenha como palestrante e trabalhador divulgando a Doutrina Espírita. Um evangelizador dos tempos modernos! Foi uma noite muito agradável, saímos de lá com uma sensação de aconchego, de convívio em família, de acolhimento... Parece a casa de Bastinho e Lourdes: cheia de amigos, comida delícia, boa conversa, energia boa, muito riso... Nos sentimos 'em casa'. Obrigada a Deus por colocar em nossas vidas, num lugar tão distante, uma família tão parecida com a nossa! Foi ótimo! Estamos com as baterias carregadas! No próximo encontro vou ficar com Rica para Bastinho ir. Ele já foi para um almoço, mas não nos dois últimos encontros. E vem almoço especial por aí para Ricardinho... Aguardem!!!

Acho que falei tudo. 
Não postei ontem porque chegamos tarde, cansadas e com sono.
A 'farra' foi grande, rsrs. 

COME, LEVANTA E SE MEXE RICARDINHO!!!
QUEREMOS CHURRASCO!!!


Estamos muito felizes, esperançosos, confiantes!!!
Nossa fé está em alta! 
Graças a Deus!!!
Bastinho e Dani estão aqui, mandando beijos.
Com certeza Ricardinho e Lourdes também mandam beijos, lá do hospital...
E o meu vai pra todos e cada um... 
Com saudade...    

13 comentários:

  1. PAULO MORAIS E FAMÍLIA8 de novembro de 2012 09:20

    FÉ, MUITA FÉ, ESPERANÇA, PACIÊNCIA, DETERMINAÇÃO. TODOS ESSES ATRIBUTOS VOCÊ TEM RICARDINHO. VOCÊ VAI VENCER COM AS GRAÇAS DE DEUS E DE N.S.APARECIDA. UM BEIJÃO E UM FORTE ABRAÇO EM TODOS QUE AÍ ESTÃO. PAULO, CÉLIA, DANIELLE E PAULINHO.

    ResponderExcluir
  2. É incrível Suzana como vc consegue nos transportar para bem pertinho de vcs... mulher eu não consigo fazer nada do meu dia antes de saber como Ricardinho está, como passou a noite, quais a novidades. Fiquei tão feliz em saber que o pessoal vai viajar em dezembro para ai. Mais uma força para ricardinho. Ele vai ficar muito feliz. Enfim agora vamos torce e rezar como todos os dias temos feito. Bjão amiga e força! Lucimara e Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. UM GRAAAANDE ABRAÇO A TODOS.... RICARDO, BASTINHO LURDES, DANI, SUSANA..COM CERTEZA TUDO DARÁ CERTO... COM FÉ EM DEUS E ISTO COM CERTEZA TEMOS DE SOBRA.. RSRS , RICARDO VOLTARA CURADO .. E COM UMA TESTEMUNHO DE SOBREVIVÊCIA, DE LUTA E DE CORAGEM . ESTAMOS AQUI EM CAICÓ AGUARDANDO A VOLTA DE TODOS VOCÊS.SITAM-SE ABRAÇADOS POR TODOS NOS AQUI DE CAICÓ. TIO JAUMI, TIA MARLI ( QUE DIARIAMENTE COLOCA TODOS VCS EM SUAS ORAÇÕES), SUELI, FERNANDO, FERNANDA, HIGOR, HUGO, SOCORRO, ARNOBIO, MÔNICA, ADRIANA, ANGELA, IAGO, IANDRA, BÁU, MARIA, MARCOS VINICIUS, JAILSON, TECA, ANA LETICIA, NEGO ZECA, JEREMIAS E JONAS. PUXA É MUITA GENTE .. RSRRS.. PREPARE-SE RICARDO TODO ESSE POVO E MUITO MAIS ESTA LUOQUINHO POR CHURRASCO... RSRRS

    ResponderExcluir
  4. Ei, como eu fico feliz e me dá força ler notícias boas de Ricardo. Muito bom isso. Suzana, diga a Ricardo que eu vou tomar uma grande por mim e por ele no casamento de "Thiaguin Num Bebe Naum"... kkkkkkk Saudades de todos você. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Ricardinho você como BOM FILHO da Mãe e do Pai, não podia fazer diferente, tinha que arrebentar todas as fibras e provar que acima de tudo está a Fé e o Amor.
    Os melhores dias já estão chegando, e como se diz lá nas minhas Gerais: "mais um tiquinho de pacência que o final já tá pertim".

    um beijo cheio de esperanças e com muitas alegrias pelas boas novas,

    Dani e Gigi

    ResponderExcluir
  6. Suzana, já to fraquinha de tanta saudade, daí vc coloca esse trecho que escrevi e me deixa emocionada e chorona. Para com isso Galega.....rsrsrs,

    bjooooo

    ResponderExcluir
  7. Olá, pessoal.
    Eiiiiiita notícia bombástica essa da retirada da sonda!!! Mainha ligou para me contar e eu quase não acreditei!!! Já comecei a torcer e pedir a Deus que dê tudo certo!!!
    Pois é, cadimm, se prepare para nos receber aí em Dezembro! E vamos poder matar a saudade que está de matar!!!
    Suzana, não é para me gabar não, mas realmente eu sou a irmã preferida de Ricardo e por isso fui escolhida a dedo para estar aí em dezembro e passar o natal e ano novo com ele! =-D rsrsrsrsr KD Kleber para morrer de invejaaaa?????????

    Um grande beijo para todos! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Leitores desse blog, por favor, me dêem licença, tapem os ouvidos, fechem os olhos e me desculpem...
    Dani, galega é a m...!!!
    kkkkkkkkkkk

    Chego já, já em Sampa pra gente quebrar tudo!
    kkkkkk
    Saudade.
    Bj...

    ResponderExcluir
  9. os nutricionistas nao falaram nada sobre o refrigerante?

    ResponderExcluir
  10. Ótimas novidades!!! Daqui a pouco estaremos recebendo as notícias de Ricardo de casa e não mais do hospital. É muito bom saber que ele melhora a cada dia. Se Deus quizer e Ele há de querer, a retirada da sonda dará certo e mais essa batalha será vencida. Fiquem com Deus. bjss.

    ResponderExcluir
  11. Só noticias boas,cada dia que passa é mais um dia de vitorias e de bençãos na sua vida Rica,não vai demorar muito e vc vai estar em casa com as pessoas que vc ama e que te amam muuuuuito,muitas saudades de todos vcs e continuamos nas orações sempre...(Arinalda, Cicero e o Biu)Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, meu filho, tá com saudade, quer abraçar o povo, quer ir pra casa? força a barra e COMA a gororoba da tia, se é o jeito, fazer o quê? Eu sei que ela não cozinha como costura, nem como escreve, mas faça o sacrifício.

    Postei esse comentário e só agora vejo que ele não foi enviado.

    ResponderExcluir
  13. Vim marcar presença pra não reprovar por falta, ui, ui, rs.

    ResponderExcluir